top of page

5 dicas para montar o Home Office perfeito

Atualizado: 20 de mai. de 2019



1. Ambiente

A primeira coisa a fazer é escolher em que parte da casa o seu escritório ficará, já que será necessário um lugar tranquilo e com espaço suficiente para uma mesa, cadeira e todas as coisas que você precisa para executar o seu trabalho. O ideal é ter o máximo possível de coisas ao alcance das mãos. Se você tem um cômodo livre em casa para isso, é perfeito. Caso contrário, escolha o lugar mais silencioso possível para ocupar. Na minha casa, meu escritório fica na sala e é perfeito, pois de outro jeito quase não ficaria nela, já que trabalho praticamente o dia todo. Se puder, evite o quarto, senão você pode acabar misturando seus momentos de descanso com os produtivos.

2. Iluminação

O mais confortável é montar o escritório perto de alguma janela, para que você tenha bastante iluminação natural que, além de confortável, faz com que a noção do tempo (e muitas vezes do mundo lá fora) não se perca mesmo nos períodos de trabalho mais intensos. Se não der, tente deixar o ambiente mais iluminado possível e mescle luzes brancas com as amareladas. Isso costuma ser mais agradável e menos cansativo para os olhos. Luz é algo um pouco pessoal, por isso vale a pena ir testando o que funciona melhor para você, mas sempre tendo o cuidado de não forçar a visão.

3. Móveis

Essa para mim é a etapa mais importante na hora de montar um escritório em casa, porque os móveis certos fazem toda a diferença! Na hora de comprar, lembre-se de que provavelmente você vai passar a maior parte do seu dia na mesa e na cadeira que escolher, por isso é preciso ter certeza que são as opções mais confortáveis possíveis. Eu acho fundamental testar os produtos em um showroom antes de efetuar a compra. Por causa de cadeiras erradas eu desenvolvi sérios problemas de coluna que provavelmente levarei algum tempo para tratar, então vale a pena ter cuidado e comprar móveis que se adaptam perfeitamente ao seu corpo.

4. Eletrônicos

Na hora de escolher os eletrônicos que precisam fazer parte do seu home office é preciso levar em consideração o seu trabalho, ou seja, o que você utiliza para executá-lo. Geralmente computador e impressora são os mais importantes, mas outras coisas podem surgir. Eu, por exemplo, descobri que ter dois monitores faz com que eu seja muito mais produtiva e também que ao usar um tablet no lugar do mouse, meu trabalho ficava muito mais confortável. Então reflita sobre o que é melhor para você e não se esqueça de ter certeza de que tudo o que você precisa vai caber na mesa escolhida.

5. Decoração

Ter deixado esse item por último não significa que ele não tem importância, hein? Trabalhar em um lugar bonito e inspirador faz toda diferença! É importante ter cuidado com excessos, mas deixar a decoração de lado é um grande erro. Insira em seu espaço de trabalho tudo aquilo que te motiva, inspira e faz feliz. Às vezes, quando estou desmotivada ou sem ideias, olho para os quadros e fotos que ficam no meu home office e tudo volta ao normal. Como o seu escritório fica na sua casa, você não consegue deixar os seus problemas para trás e ir embora no fim do dia, por isso é fundamental criar um ambiente feliz!

48 visualizações0 comentário
bottom of page