top of page

Decoração de Loft: 4 Ótimas Ideias

Atualizado: 20 de mai. de 2019


Basicamente o loft é uma tipologia de moradia urbana surgido a partir da reciclagem de antigos imóveis comerciais, galpões ou depósitos, ele tem tamanho maior que os studios. Os lofts geralmente possuem cozinha americana e planta livre com acabamentos internos rústicos e instalações aparentes. O pé direito duplo possibilita a implantação de um mezanino onde é instalado o dormitório ou uma suíte.

Essa tipologia ficou conhecida e se consagrou mundialmente com os grandes espaços industriais de New York, convertidos para uso residencial e presentes em diversos filmes de Hollywood. Contudo suas verdadeiras raízes urbanas estão na França da década de 50, com os apartamentos Cité Radieuse, do arquiteto urbanista Le Corbusier.

O nome “Loft” faz referencia a mezanino, mansarda, sótão, ou espaço semelhante, normalmente usado para armazenagem, sem repartições, situado logo abaixo do teto de uma casa, fábrica, celeiro, galpão ou armazém. O uso deste termo pode ser encontrado na bibliografia arquitetônica desde o século XIII, na expressão hayloft, que é um depósito de feno situado no mezanino de celeiros e usado também como alojamento de empregados na fazenda.

O conceito de loft continua evoluindo, incorporando novos elementos tais como, eficiência energética, sustentabilidade, design universal e acessibilidade. Tal é a quantidade e diversidade de adjetivos que estão sendo adicionados, que é provável que ainda demore para que loft deixe de ser sinônimo de inovação.

A Decoração de Loft Urbano vem para nos mostrar uma tendência mais industrial e mais prática. Neste post, selecionei algumas fotos onde podemos mostrar este conceito. As ideias foram ótimas e são acessíveis e fáceis de serem aplicadas.

1. Loft industrial

No loft industrial temos tijolos à vista, as instalações hidráulicas e elétricas sendo como destaque ao longo do apartamento. As cores costumam ser mais cinza e um pouco de madeira. O cimento queimado pode ser usado como piso, muitas vezes. Na foto abaixo, o tijolo branco se destacou e ficou com ares bem urbano, como “manda” o conceito.


Fonte: Archdaily

2. Cores claras

Porém, nem sempre a Decoração de Loft deverá ser em tons de cinza. Temos também a opção de cores claras trazendo leveza ao ambiente. O mezanino é o destaque o loft abaixo. Eu gostei deste projeto. O que eu faria de diferente seria apenas trocar as cores dos móveis da cozinha e da cadeira. Ao invés de preto, usaria um tom mais claro. Provavelmente um tom verde claro, para poder combinar com madeira.


3. Tons de cinza

O clássico loft em tons de cinza e que neste caso deu mais destaque para a cozinha. Ficou linda. Bom, usaria um tom mais claro também. Este loft foi projetado para um ex-solteiro. Ficou ótimo para ala masculina.


4. Cores aconchegantes

Este é perfeito! Adorei o tom de beje e a cor do sofá! Fantástico. O mezanino como destaque também, onde podemos ver que é o quarto. Pequeno, porém muito aconchegante. Adorei.


Trazer o conceito de Decoração de Loft e mezanino é trazer um pouco da nossa vida moderna pra dentro de casa. Este conceito é muito visto nas grandes capitais e em hotéis. Fica ótimo!


384 visualizações0 comentário
bottom of page