top of page

Reutilização de Tecidos: Economia e Criatividade

Atualizado: 20 de mai. de 2019


Cada vez mais a sustentabilidade pauta as tendências em decoração e arquitetura. Além disso, vemos que há uma consciência ambiental crescente em todo o mundo, com preocupações frequentes em relação ao uso de materiais que não agridam o meio ambiente.

Os tecidos acabam sendo subestimados quando o assunto é reciclagem, contudo é essencial reutilizar resíduos têxteis a fim de reduzir o impacto ambiental e evitar a confecção de novos materiais desnecessariamente.

São diversas as opções para reutilizá-los na decoração, desde as opções feitas a partir de pathwork até os mais elaborados como revestimento de sofás e capas de almofadas, toalhas, colchas, cortinas e até objetos. Dessa forma, é possível exercitar a criatividade com tecidos que não são mais usados, inclusive elaborando as próprias estampas.

Quer se inspirar? Então veja abaixo algumas peças que receberam um novo acabamento e uma nova função.


Revestimanto de Almofadas

Revestimento de Almofadas




Revestimento de Pequenos Móveis (necessário tapeceiro)


Revestimento de Grande Móveis (necessário tapeceiro)


Revestimento em Patchwork



Cúpulas de Pendentes


Cúpulas de Abajures



Telas

Agora, se a quantidade de tecido for menor mas a criatividade continuar grande, existem ótimas opções de mimos e presentes que seguem a linha do reaproveitamento e possuem todo charme do artesanato.






Como vimos, as opções são muitas, o limite é a sua criatividade!

Gostou? Então comente, compartilhe e continue nos acompanhando! =)

342 visualizações0 comentário
bottom of page