top of page

Quarto Montessoriano, o que é? Quais as diferenças? Como montar um?

Atualizado: 18 de dez. de 2019



Acredito que todos que já pesquisaram na internet sobre quartos de crianças já se depararam com o tal "Quarto Montessoriano". Mas afinal, o que é isso? Quais as principais características desses quartos? Em que se diferenciam dos quartos tradicionais?

O método Montessori foi criado pela médica e educadora italiana Maria Montessori. e destaca a importância da liberdade, da atividade e do estímulo para o desenvolvimento físico e mental das crianças.

Em resumo, ele privilegia a busca direta e pessoal do aprendizado da criança.

Segundo este método o quarto dos pequenos deve ser estruturado de acordo com a ótica da criança e não do adulto, de forma que ela circule livremente no seu ambiente explorando as coisas que estão ao seu alcance.

A criança tem que ficar livre, mas em um ambiente seguro.

Abaixo, trazemos dicas de como montar um quarto montessoriano para seu filho, levando em conta os conceitos deste método.

  • Em vez de berço, use um colchão no chão, para que seu filho ganhe autonomia para sair da cama. Para proteger o bebê ou a criança de rolar para fora da cama, coloque travesseiros e almofadas. Quando estiverem maiorzinhos, pode-se investir em camas mais baixas, estilo japonês;

  • Os brinquedos devem ficar sempre a mão, em uma altura que a criança consiga pegar com facilidade;

  • Barras na parede, ajudam para que a criança possa começar a andar sozinha, sem seus pais;

  • Tapetes fofinhos e confortáveis, coloridos ou com desenhos, são bem importantes, e dão segurança as crianças;

  • Coloque espelhos, quadros e fotos na altura da criança, para que ela possa se ver, brincar e interagir. Os espelhos ajudam o bebê a reconhecer sua própria imagem e entender que ele e a mãe são duas pessoas diferentes;

  • A decoração deve ser minimalista, para que seu filho consiga desenvolver concentração e brincar com poucas coisas de cada vez;

  • A segurança é fundamental, para que a filosofia funcione, o bebê ou criança devem ficar livre para explorar. Evite móveis com quinas, gavetas e portas que possam fechar na mãozinha dos pequenos, objetos pontiagudos e que quebrem;

  • Deixe bastante espaço para que seu filho engatinhe e caminhe sem obstáculos;

  • Para bebês pequenos, os móbiles são um dos primeiros objetos que fazerem parte deste tipo de aprendizado. Coloque-o cerca de 30 centímetros acima de onde o bebê fica deitado e prefira um com poucas cores nos primeiros meses de vida, depois os mais coloridos, já que a visão ainda está em desenvolvimento assim que nascem.

SEGURANÇA

Em um ambiente com elementos ao alcance da criança, a principal preocupação dos pais é com a segurança. A arquiteta Cristiane Passos, responsável pelo projeto do quarto da Alice, alerta para as precauções que devem ser tomadas: - Evite móveis ou outros elementos com quinas. - Não use quadros com vidros. Prefira acrílico. - Fixe os objetos na parede com fita dupla face. Evite o uso de pregos. - Tome cuidado com móveis instáveis que possam tombar. - Esconda e proteja as tomadas.

Agora, inspire-se com alguns exemplos.

189 visualizações0 comentário
bottom of page