top of page

CURIOSIDADE: pé direito x pé esquerdo

Atualizado: 18 de dez. de 2019


Em reformas e construções muito se ouve falar em pé direito, pé direito duplo, pé esquerdo, mas o que cada uma dessas expressões significam?

Mas primeiro, de onde vem o nome PÉ DIREITO?

Bom, tudo tem uma história (que eu vou contar jajá), mas em resumo, esse nome tem a ver com a distância medida em pés e na posição direita (ângulo reto).

Entendendo melhor...

Parece que esse nome mesmo vem lá da Idade Média, e era esse nome que eles davam aos pilares em que os arcos das construções se apoiavam. Nessa época, as construções eram feitas em pedras mesmo, as paredes tinham grandes espessuras, baixa iluminação, poucas janelas. Se você já foi para a Europa, ou mesmo viu em fotos, dá pra perceber a riqueza e empoderados monumentos de construções antigas que existem até hoje.


  • PÉ DIREITO

É a distância vertical do piso ao teto (ou forro) de um ambiente. Normalmente mede de 2,50m a 2,70m. Em áreas comerciais ou de maior circulação chega a 3m ou mais.

{Ilustrando…}


  • PÉ ESQUERDO

É a soma da altura do pé direito + espessura da laje do piso superior, ou seja, distância do piso do ambiente em questão ao piso do apartamento superior. (expressão muito usada para cálculo de escadas).

{Ilustrando…}



(Quando relacionado a um edifício: também pode ser a distância vertical desde o pavimento do primeiro piso até ao teto do último piso.)

  • PÉ DIREITO DUPLO

É duas vezes a medida do pé direito. Se considerar o pé direito de 2,5m, o pé direito duplo teria altura de 5m. Contudo, esse termo é usado na maioria das vezes pra especificar um ambiente alto, não precisa ter duas vezes o tamanho do pé direito normal.

{Ilustrando…}


{Na prática…}


O pé direito pode causar muitas sensações no ambiente, por exemplo, se mais baixo que o normal traz sensação de acolhimento, intimidade, aconchego; mais alto, de amplitude e frescor.

Cuidado!! Se o pé direito for muito baixo (< 2,30m) pode causar sensação de sufocamento no ambiente, se muito alto, frieza.

Fica a dica!

5.473 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page