top of page

O potencial da Arquitetura pra transformar vidas!

Atualizado: 20 de mai. de 2019



Todas as profissões possuem papel importante e fundamental para o funcionamento da sociedade, mas poucas tem o prazer de oferecer transformação de vida como a Arquitetura. O mais incrível de tudo é que, mesmo tendo um poder de transformação altíssimo, poucas pessoas fazem idéia da dimensão disso.

Existem diversos nichos de atuação dentro da Arquitetura e cada um deles com poder diferente. Um Arquiteto que trabalha com reforma de apartamentos para idosos por exemplo, pode trazer alegria, conforto e tranquilidade para quem passou anos trabalhando. Assim como um profissional que reforma casa para casais com criança pequenas. Este Arquiteto faz o casal passar de uma vida de preocupação com o filho a todo momento para um estado de prazer, podendo aproveitar melhor cada momento com as crianças, sem se preocupar com possíveis riscos da casa.

Mas, não é só desta forma que a Arquitetura transforma vidas. Todo o ambiente que vivemos é responsável por nossa saúde, bem estar e qualidade de vida. O ambiente de trabalho, por exemplo, é importante neste processo. Então, um Arquiteto que projeta escritórios ou empresas tem o papel de oferecer um sistema eficiente para a funcionalidade daquele espaço, sem esquecer em como aquele ambiente terá uma função importante para as pessoas que vivem nele.

No âmbito da Arquitetura Comercial, o Arquiteto possui o papel de transformar a experiência de compra como um todo, criando ou respeitando a identidade visual da marca, tornando o ambiente de vendas mais chamativo, funcional e otimizado. Pensando sempre em quem passa o dia trabalhando no local quanto em quem está de passagem e precisa se sentir atraído a entrar, permanecer e consumir no ambiente.

É realmente incrível! Porém, os Arquitetos esbarram em um ponto crucial: a maior parte das pessoas não sabem como essa é uma profissão importante para o desenvolvimento da humanidade. Se conhecessem todas as transformações que a Arquitetura promoveu durante essa breve história do homem na Terra, essa seria, sem dúvidas, uma das profissões mais valorizadas do mundo todo.

Essa transformação na vida é um dos principais valores da Arquitetura.

É claro que existe toda a estética, funcionalidade, usabilidade, budget etc., mas o que realmente me fascina é essa mudança. E digo mais: eu acredito que se mais pessoas conhecessem esse papel do Arquiteto, não seria tão sofrido para encontrar clientes.

Por isso, é importante compreender que o papel do Arquiteto vai muito além de apenas um projeto, reforma, 3D, maquete ou um “deseinho”.

Os Arquitetos criam uma transformação na vida dessas pessoas, seja em seu ambiente de lazer, profissional, comercial, espaços urbanos etc.

638 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page